Ir para o conteúdo

Opencart e Open Source

Tela Administrador Opencart 3

Tela Administrador Opencart 3

Artigo abrangente sobre o Opencart, Open Source e outros conceitos importantes ligados ao E-commerce e Internet.
Entenda o que é o Opencart, E-commerce/Loja Online, Open Source, Conceitos como Vendor Lock-In, Cloud, Enterprise, Conversão e outros.

Reúno neste artigo parte do conhecimento de mais de 14 anos de experiência (por volta de 2008/2009) que eu Felipo Antonoff tenho com o Opencart, Open Source e E-commerce e conhecimento avançado sobre sistemas, módulos e integrações em que desde 2013 iniciei o conceito de Módulos/Plugins Premium para o Opencart no Brasil com a Codemarket e ao longo deste tempo já ajudamos mais de 10 mil Lojas, Agências e Profissionais e criamos mais de 150 Módulos/Plugins e Sistemas focados no Opencart e E-commerce.

Espero poder transmitir um pouco deste conhecimento e meu ponto de vista sobre E-commerce e Open Source em que acredito ser o futuro da Tecnologia e do E-commerce.

O que é o E-commerce Opencart

Plataforma/Sistema de E-commerce1 Open Source e gratuito feita na linguagem PHP, mundialmente conhecida e usada por milhares de lojas pequenas, médias e grandes.
Uma das primeiras e mais usadas plataformas de E-commerce criada em 2010 pelo Daniel Kerr e atualmente mantida por ele, sua equipe e milhares de colaboradores pelo mundo.

Melhor Plataforma de E-commerce

  • Considero no geral o Opencart a melhor plataforma de E-commerce para lojas sérias que focam na liberdade, qualidade, transparência, desempenho, recursos, conversão5 e segurança
  • Tenha 100% do controle dos dados da sua empresa e dos clientes
  • Inove e adicione novos recursos como Pagamentos, Entregas, Avise-me, Checkout, Integrações e muito mais
  • 100% Livre, Sem Vendor Lock-In3, seu negócio precisa de liberdade e controle da sua empresa
  • Código fonte aberto e gratuito, podendo ser melhorado e adicionado novos recursos facilmente
  • Livre para escolher qualquer Cloud5 (Hospedagem), Profissionais e Recursos

Plataforma Modular, relativamente fácil de adicionar novos recursos, tendo milhares de módulos prontos e sendo possível criar módulos e integrações devido o código fonte aberto
e excelente estrutura no padrão MVC com alguns adicionais, inclusive tendo o OCMOD sistema que facilita a criação de módulos sem precisar mexer diretamente nos arquivos
da plataforma.

Indicamos o uso do Opencart para qualquer ou outra categoria de serviçoE-commerce1, seja um pequeno com 1 venda por dia ou um com mais de 10 mil vendas por dia.
Ele atende basicamente todo caso de uso e ainda com baixo valor de investimento, baixo consumo de recursos, alto desempenho, alta conversão5, modular para adicionar mais recursos, 100% livre e tem um ecossistema enorme de profisisonais e empresas como a Codemarket.

O E-commerce1 é o seu Canal de venda principal, em que sua empresa precisa ter basicamente 100% de controle e evitar ter 100% de dependência externa.
Acreditamos em soluções alugadas também, mas em partes essenciais de um negócio acreditamos que é melhor no geral usar tecnologia Open Source, para não ter seu negócio 100% dependendo de outra empresa.

Um caso triste foram de 2 de lojas alugadas a Xtech e Rakuten no Brasil que infelizmente fecharam, prejudicando milhares de empresas e Lojas Online que dependiam deles.
Como eram soluções apenas alugadas, as empresas tiveram que migrar as pressas para outras plataformas suas Lojas, sem fazer a devido planjeamento e sem criar no tempo correto a Loja nova.
Os dados destas empresas como clientes, pedidos, produtos e muitos outros ficaram nas plataformas que usavam, para migrar parte dos dados para outra plataforma precisam do uso de uma API caso tenha suporte e de um bom profissional ou empresa, sendo um processo demorado e de alto investimento e a maioria dos serviços alugados não vai passar o banco de dados, no máximo um arquivo Json com parte dos dados ou uma API se tiver.

Se fosse Open Source, além do código fonte, teriam também acesso 100% aos dados que ficam normalmente em um banco de dados como o PostgreSQL, MySQL ou MariaDB e alguns casos em arquivos.
Jamais teriam passado pelo que passaram também, afinal ao usar um sistema Open Source e gratuito como o Opencart, sua loja passa a ser da sua empresa e não alugada de outra empresa, basicamente parecido de ter uma casa própria ou alugada.

Por isso no geral sempre indico construir a fortificação da sua empresa em um terreno em que tem 100% de controle, pois assim não depende 100% de uma outra empresa, mas claro conte com profissionais e empresas sérias como Parceiros do seu negócio.

Agora precisa de Pagamentos, Fretes, E-mail, Hospedagem, Sistema de Marketing, CRM, ERP, Nota FIscal e outros recursos, nestes casos sim pode ser recomendado usar serviços prontos e normalmente alugados (Cloud5), até porque seria inviável construir tudo do zero e também a dependência é muito menor, se não gostar de um Pagamento, basta trocar, diferente de trocar o sistema principal usado pelo seu negócio.

O que é Open Source

Significa Código Aberto2, ou seja, possível de ser visto, editável, sem uso de criptografia e sem ser privado/fechado.

Fonte Red Hat

O software open source é lançado por meio de um tipo de licença específico que disponibiliza legalmente o código-fonte aos usuários finais. Há muitas licenças desse tipo, mas o software geralmente é open source quando:

  • Ele está disponível no formato de código-fonte sem custos extras: os usuários podem ver o código que compõe o software e fazer qualquer tipo de alteração que quiserem.
  • O código-fonte pode ser reaproveitado em outros softwares novos: qualquer pessoa pode distribuir o próprio programa com base em um código-fonte.

Quando falamos em open source, isso não significa necessariamente que o software executável seja gratuito. Na verdade, o que é disponibilizado sem custos extras é o código-fonte****

Fonte: https://www.redhat.com/pt-br/topics/open-source/what-is-open-source-software tem mais conceitos sobre Open Source

No caso do Opencart além de Open Source (código fonte aberto) é também 100% gratuito (free) custando 0 reais por isso também aumenta a sua adoção, já que é um sistema maduro com vários recursos, baixo consumo de recurso, excelente qualidade e ainda sem custo tendo baixa barreira de entrada.

Uma grande vantagem do Open Source esta na comunidade e profissionais, em que conta com a ajuda de milhares de colaboradores, afinal uma equipe de 1-10 pessoas é muito menor que milhares.
O Opencart mesmo no seu Github https://github.com/opencart/opencart já teve mais de 300 colaboradores que ajudam com o código, sem falar os que avisaram sobre algum detalhe e os outros milhares que ajudam criando módulos, integrações, temas, tutoriais, vídeos, documentações e Lojas.

Logo o Open Source se torna algo de escala normalmente global e ajudado por uma comunidade grande, profissionais e empresas.

A própria Codemarket que iniciei em 2013, conseguimos ajudar um pouco o Opencart a se tornar mais popular no Brasil, devido à nossas integrações, módulos, serviços, tutoriais, vídeos e claro a ajuda na Comunidade em que eu Felipo Antonoff já ajudei mais de 10 mil pessoas com suas dúvidas e indicando também soluções.

Este projeto o Codemarket Docs, só é possível, pois o Opencart tem código fonte aberto, podemos assim criar tutoriais, ensinar a fazer pequenas personalizações no código e claro criar produtos e serviços que ajudam a tornar o Opencart ainda melhor.
Inclusive usamos o MkDocs + o tema Material ambos Open Source, podendo ser usado por qualquer pessoa e empresa.

Agora imagine uma Loja alugada, não temos como acesar o código fonte, normalmente não tem versão Open Source, logo normalmente não é possível criar Pagamentos, Fretes, Avise-me e outros recursos.
Ficando 100% dependendo dos recursos que a plataforma oferece, quer usar o Pagamento X, Frete Y, criar um módulo que muda algum recurso? Infelizmente não vai poder se não tiver o recurso na plaforma ou tem que aguardar se algum dia lançarem, alguns casos tem suporte a certos tipos de integrações, porém normalmente limitado a usar mais soluções alugadas, aumentando ainda mais o custo e dependências com outras empresas.

Um exemplo de Código Fonte aberto são os nossos Módulos e Integrações da Codemarket, todo código fonte dos nossos Produtos adicionados na sua Loja tem o código fonte aberto, mesmo a licença de uso sendo paga, ou seja, não usamos criptografia (ionCube), pois acreditamos também no modelo Open Source e na transparência.
Confiamos no nosso trabalho e achamos importante a Loja saber o que é adicionado nela, poder fazer os devidos ajustes se achar necessário e até uma auditoria também, afinal seria ironico também uma Loja que usa Open Source, adicionar código criptografado em que não tem controle algum, não pode auditar, validar ou fazer ajustes.

Citação sobre Open Source

  • Alcance maior na comunidade de desenvolvedores
  • Habilidade de influenciar quais plataformas estão sendo utilizadas pelos desenvolvedores

Fonte: David Habusha, Vice-Presidente de Produto da WhiteSource, empresa de conformidade e segurança de código aberto.
https://www.totvs.com/blog/developers/como-funciona-um-software-open-source/

O Futuro da Tecnologia e E-commerce é Open Source

Sim, o Futuro da Tecnologia, Sistemas, Softwares, Programas, Plataformas é o Open Source.

Na verdade este futuro já existe a anos, 99% dos sistemas dependem de alguma tecnologia ou biblioteca Open Source.
A Loja alugada, ERP, CRM, Sistema de Marketing e muitos outros dependem 100% de alguns projetos Open Source, mesmo eles mesmo sendo 100% onlines em alguns casos e privados.

Um exemplo as próprias linguagens e servidores no geral são Open Source como: PHP, Python, JavaScript, Rust, Go, entre muitas outras.

A maioria dos sistemas usa algum código Open Source, inclusive empresas gigantes de E-commerce e Tecnologia dependem 100% de códigos Open Source e algumas inclusive contribuirem com o desenvolvimento de projetos Open Source com sua equipe ou investimento.

Empresa Preparada para o Futuro

  • Cada vez mais as empresas mais sérias e com foco em tecnologia estão percebendo a importância da Liberdade e controle 100% dos seus dados
  • Se tornando comum só adotarem no geral sistemas Open Source, pois podem fazer correções, contribuições no código, financiar novos recursos e por terem 100% de controle do código e dados ou usam uma solução Enterprise4, mas que tenha também uma versão Open Source

Exemplo um ERP Cloud5, em que tem o código fonte privado e sem acesso a qualquer equipe externa.
Qualquer recurso novo, correção, suporte, hospedagem ou qualquer detalhe depende 100% da equipe que fez.

Agora imagina que este mesmo sistema tem também uma versão Open Source para quem prefere instalar o sistema e poder fazer os devidos ajustes se preciso, exemplo o ERP Dolibarr tem versão Open Source e Cloud/Alugada.
Desta forma atenderia quem quer algo simples e com suporte com a solução Cloud e quem prefere liberade e total controle usaria a versão Open Source e melhor ainda quem usa o Cloud se não gostar da qualidade do suporte, hospedagem ou outro detalhe pode facilmente mudar de ideia e usar a versão Open Source e vice versa.

Um exemplo real, hoje usamos o Gitlab para versionamento dos nossos códigos, estamos por enquanto usando a versão Cloud, porém usamos ele justamente por ter uma versão Open Source, logo se no futuro precisarmos seja por muitas quedas no online, instabilidades, suporte ou outro detalhe podemos usar a versão Open Source, está garantia se torna fundamental para Codemarket e por isso não usamos o Github que ironicamente é o maior acervo de projetos Open Source, porém seu código é privado apenas e em Cloud.

Resumindo o hoje e o futuro já é Open Source, a tendência é as empresas abrirem suas tecnologias e sistemas e trabalhar com o modelo Open Source e Enterprise4.
Dando assim liberdade e opção para os seus clientes, que podem escolher o modelo que melhor atender eles e ainda receber contribuições e ajuda de milhares de profissionais e empresas no sistema Open Source.

Bons exemplos de empresas que já seguem este modelo
Hashicorp Open Source, Enterprise e Cloud, Opencart Open Source e Cloud, Magento Open Source e Enterprise, Docker Open Source, Enterprise e Cloud, entre muitas outras empresas que já estão preparadas para o futuro e dando liberade de escolhas aos seus clientes.

As soluções Enterprise4 (Pagas/Premium) e Cloud tem como base a versão Open Source que recebe contribuições da equipe da empresa e de milhares de profissionais e empresas que formam a comunidade em volta do sistema Open Source.

A vantagem também deste modelo ocorre pelo Open Source também envolver a colaboração de milhares de profisisonais, que contribuem com ideias, código e até investimento.

Com isso todo sistema Open Source tem no geral melhor qualidade que projeto privado, devido envolver uma equipe maior, mesmo empresa grande a equipe pode ser considerada pequena se comparado com um código criado e mantido por vários ou milhares de profissionais pelo mundo.

Resumo

  • O Futuro da Tecnologia é Open Source
  • 99% dos Sistemas dependem de alguma Tecnologia Open Source
  • O Futuro e tendência é as empreas terem Sistemas Open Source e versões Cloud/Enterprise baseadas na versão de código fonte aberto dando liberdade de escolha e atendendo perfis diferentes de clientes
  • Escolha sempre que possível por Sistemas Open Source ou Clouds/Enterprise que tenham também versão Open Source principalmente se for um sistema muito importante para sua empresa ou que pode precisar de mais recursos

Open Source e Gratuito é igual?

Não, Open Source como já explicado é código fonte aberto, porém no geral projetos Open Source também são gratuitos, como os que existem no Github por exemplo, mas podendo ter licenças diferentes entre eles.

Mas um código pode ser Open Source, ou seja, sem uso de criptografia e ser pago, um exemplo temos Produtos Pagos em que o código fonte que o cliente recebe e adiciona em sua loja é aberto, ou seja, sem criptografia.
Porém a licença de uso é paga, pois trabalhamos com o modelo de Licença de Uso Paga e algumas gratuitas e o código fonte adicionado na loja aberto para transparência e liberdade de poder fazer ajustes, auditoria e saber o que está colocando em sua loja.

Já um Produto criptografado (ionCube e afins) tem o código fonte privado, ou melhor, criptografado, resumindo impossível de ser lido por humanos, mesmo profissionais com anos de experiência.
Por isso é impossível auditar, validar, fazer ajustes e ver se faz apenas o que é proposto, já que só quem tem o código fonte original no caso o criador ou empresa que fez pode mexer, ficando 100% dependendo de outra empresa e não sendo possível saber se o código só faz o proposto por ele.

Resumo

  • Um produto pode ser Open Source (Código Fonte Aberto) Gratuito ou Pago
  • Um Produto pode ser Privado/Criptografado Gratuito ou Pago
  • Prefira usar em sua loja Módulos e Integrações com o Código Fonte Aberto, seja Pago ou Gratuito e de preferência com Suporte e foco na Qualidade
  • Evite usar Criptografia (ionCube), pois fica dependendo 100% de outra empresa e não pode fazer ajustes ou auditoria no código adicionado em sua loja

Vantagens do Open Source

As vantagens do Open Source principalmente do modelo Open Source e gratuito

  • Alcance muito maior, pois pode ser usado por qualquer pessoa e empresa
  • Correção de possíveis erros, bugs e falhas é muito mais rápida, devido o código Aberto2 permite maior nível de interação
  • Sem Vendor Lock-In3 (Aprisionamento tecnológico ou empresa), não fica preso/dependendo de uma Tecnologia ou Emprersa
  • Liberdade e Transparência
  • Ecossistema normalmente enorme de profissionais e empresas
  • Criado e mantido normalmente por vários ou milhares de profissionais e empresas
  • O código fonte pode ser visto, editado/modificado e auditado
  • Pode contribuir com ideias, código ou investimento
  • Normalmente ecossistema enorme de Plugins/Módulos como no Opencart que tem diverdas formas de pagamento, entrega, checkout e demais recursos feito por diferentes empresas e profissionais

Resumo das diferenças do Código Open Source, Criptografado e Privado

Todos os pontos pensando no lado do Lojista ou Desenvolvedor que vai usar o código.

Nomeclatura Código Aberto2 Valor Legível Editável Auditável
Open Source Sim Pago/Gratuito Sim Sim Sim
Criptografado Não Pago/Gratuito Não Não Não
Privado Não Pago/Gratuito Não Não Não
  • Resumindo um código Privado é um código com acesso apenas pelo seu criador ou empresa que fez, sem qualquer acesso externo ao mesmo, exemplo o Sistema Operacional Windowns ou um sistema alugado como ERP, Loja, entre outros. Depende 100% de uma empresa ou criador3
  • Um código Criptografado pode ou não ter acesso, mas é ilegível e portanto impossível de entender, editar ou auditar, exemplo Módulos com criptografia ionCube ou alguma outra. Depende 100% de uma empresa ou criador3
  • Já o Open Source ele é legível, editável e auditável, em resumo 100% Transparênte e não é 100% dependente de uma empresa ou profissional, exemplo Opencart, MkDocs, Docker, Linux, PHP, MySQL, entre outros

Já no lado do criador ou empresa que fez, mesmo código privado tem acesso ao código fonte e o criptografado normalmente tem o código fonte original antes de ser criptografado, porém quem consome o produto/serviço não tem acesso ao código fonte aberto, por isso a dependência 100% na emepresa ou profissional que fez o código e não recomendado para soluções Open Source devido não ter como auditar ou editar.

Serviços Alugado e Cloud é Open Source?

Não, qualquer serviço Cloud é código privado e alugado normalmente também, ou seja, sem acesso por equipe externa ao código.
Pode e contém em 99% dos casos projetos com Código Open Source, mas o próprio sistema/serviço tem o código privado.

Resumindo, consomem recursos Open Source, mas tem o código privado ao acesso externo justamnete por ficarr normalmente dentro de um Cloud/Hospedagem sem acesso externo.
Sendo consumido os recursos por um Painel ou API como por exemplo Formas de Pagamentos, Fretes, ERP, CRM e outros sistemas.

Já Serviço Alugado pode ter o código fonte aberto ou criptografado, mesmo sendo raro, um exemplo Plugin alugado pode ter o código fonte ou parte dele aberto.

Além deste detalhe serviço Cloud e Alugado normalmente tem o acesso ao banco de dados privado, ou seja, sem acesso externo, por isso que às vezescito que Loja alugada é apenas o aluguel de uma Loja, assim com os dados ficam na plataforma normalmente sem acesso ao Banco de Dados ou Backup dele.

Nota

Lembrando que Serviços Cloud é diferente de Infra Cloud, neste caso sim ao alugar um Cloud como Digital Ocean, Linode, AWS e outros tem acesso completo a uma máquina virtual

E-commerce Open Source é a melhor Solução

Sim, na maioria dos casos como envolve o principal sistema de uma Loja Online, ou seja, o principal canal de venda, consideramos o E-commerce e no caso Opencart como a melhor opção para todo tipo de E-Commerce.
Porém, não é a opção ou solução para todo Perfil de Empresa ou Empreendedor, como posso resumir, não existe uma solução para tudo ou que atenda todo perfil de usuários/clientes.

Criei um resumo com alguns pontos para facilitar o entendimento e quando acho que deve usar o Opencart ou outra solução Open Source ou não.

Quando usar o Opencart ou outro sistema de E-commerce Open Source

  • Sua Empresa não pode e não quer depender 100% de outra empresa ou profissional
  • Sua Empresa precisa ou deseja ter acesso 100% ao Banco de Dados como Clientes, Pedidos, Produtos, Páginas de Informações e todos os dados do E-commerce
  • Sua Empresa pode e deseja poder adicionar novos recursos ou criar recursos novos sob medida
  • Sua Empresa não quer se adaptar 100% a plataforma e sim moldar ela para se adaptar 100% ao meu negócio
  • Sua Empresa pode precisar de um Pagamento, Transportadora, ERP e Sistema de Nota Fiscal feito sob medida ou de algum Módulo/Plugin
  • Sua Empresa gosta da liberdade e transparência
  • Sua Empresa confia no Profissional e Empresa que criou a Plataforma, mas gosta da Liberdade de poder usar o serviço de qualquer Empresa ou Profissional
  • Sua Empresa quer poder escolher a Hospedagem, Profissionais e Empresas
  • Sua Empresa gosta ou tem foca em pesquisar novas ideias para otimizar a Conversão5 e Usabilidade do seu E-commerce
  • Sua Empresa prefere facilidade, mas pode investir algum tempo ou dinheiro na criação do E-commerce
  • Sua Empresa prefere não pagar muita mensalidade ou comissão
  • Sua Empresa prefere ter 100% de controle ou perto disso
  • Sua Empresa prefere focar na venda, mas poder adicionar novos recursos, melhorias e contar às vezescom a ajuda de algum profissional ou empresa
  • Sua Empresa prefere ter o Suporte e Atendimento menos dependente de apenas uma empresa ou profissional
  • Sua Empresa não deseja parar o E-commerce devido ao fechamento de um Serviço
  • Sua Empresa não quer lidar com migrações complexas entre plataformas de E-commerce
  • Sua Empresa pode investir tempo ou investimento e não deseha pagar um mensal ou comissão pelo uso de uma Plataforma de E-commerce
  • Sua Empresa quer fazer um E-Commerce sério e depende ou pretende depender do faturamento do E-Commerce
  • Sua Empresa deseja ter um E-commerce preparado para o crescimento e não deseja ter que trocar de Plataforma
  • Sua Empresa prefere usar uma Plataforma em que é mantidada e ajudada por vários ou milhares de profissionais e empresas

Resumindo, prefere ter a loja realmente sua, liberdade, acesso 100% aos dados e código, sem dependência 100% de outra empresa, poder adicionar novos recursoss ou criar, usar qualquer hospedagem, módulos/plugins, profissional ou empresa, então o Opencart ou uma plataforma Open Source pode ser sua opção.

Quando usar uma solução Alugada ou Privada

  • Sua Empresa não liga de depender 100% de outra empresa ou profissional
  • Sua Empresa não precisa ou não quer ter acesso ao Banco de Dados como Clientes, Pedidos, Produtos, Páginas de Informações e todos os dados do E-commerce
  • Sua Empresa aceita e se adapta aos recursos oferecidos pela Plataforma ou suas integrações
  • Sua Empresa usa o Pagamento, Transportadora, ERP e Sistema de Nota Fiscal oferecido pela Plataforma ou Integrado a ela
  • Sua Empresa não liga ou não é tão relevante liberdade ou transparência
  • Sua Empresa confia 100% na empresa ou profissional que fez a Plataforma
  • Sua Empresa concorda 100% com os termos de uso e política de privacidade da Plataforma
  • Sua Empresa não quer lidar com Hospedagem, Profissionais ou outras empresas
  • Sua Empresa não gosta ou não foca em pesquisar novas ideias para otimizar a Conversão5 e Usabilidade do seu E-commerce
  • Sua Empresa prefere facilidade e pouco investimento inicial no E-commerce
  • Sua Empresa prefere pagar mensalidade ou comissão
  • Sua Empresa não liga de ter o controle
  • Sua Empresa prefere focar apenas na venda e nada mais
  • Sua Empresa fica satisfeita com o Suporte e Atendimento da empresa da Plataforma
  • Sua Empresa pode lidar com o fechamento do E-commerce devido o fechamento ou problema de algum Serviço
  • Sua Empresa não liga de lidar com migrações complexas entre plataformas de E-commerce se preciso
  • Sua Empresa não tem tempo ou investimento, mas pode pagar um mensal ou comissão pelo uso de uma Plataforma de E-commerce
  • Sua Empresa só quer fazer um teste e ver se o E-commerce pode ajudar no seu faturamento ou não tem problema se preciso mudar de Plataforma no futuro
  • Sua Empresa prefere usar uma Plataforma em que é mantidada e ajudada apenas pela equipe interna da Plataforma

Resumindo, prefere alugar a loja, confia e depende 100% em outra empresa/profissional, gosta do serviço, dos recursos e da qualidade, então pode ser uma opção loja alugada ou privada.


  1. E-commerce ou Comércio Eletrônico: Plataforma/Sistema de Loja Online/Loja Virtual em que realiza uma venda ou orçamento pela Internet 

  2. Código Aberto: Igual a Open Source, código fonte aberto, possível de ler, editar e auditar, sendo 100% transparente 

  3. Vendor Lock-In: Aprisionamento ou dependência de tecnológico ou fornecedor/empresa, aprisionamento tecnológico decorre de particularidades em produtos ou serviços que tornam seus usuários dependentes dos fornecedores, ou seja, depende 100% de outra empresa ou profissional
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprisionamento_tecnol%C3%B3gico 

  4. Enterprise: No conceito deste artigo significa serviço/produto Premium e Pago oferecido para outra empresa, normalmente envolvendo consultoria, suporte e uma versão Premium do sistema/serviço 

  5. Conversão: Em E-commerce ligada ao sucesso de uma operação como a Realização/Conversão de uma Venda/Pedido, Cadastro de um Cliente ou uma nova Assinatura, ou Orçamento.
    Quanto maior a % de Conversão de um E-commerce melhor, exemplo qual a % de Visitantes que Convertem/Geram um Pedido Pago na sua Loja Online, sendo a Conversão diretamente ligada a Usabilidade e Experiência do Cliente por isso é importante a escolha da Plataforma de E-commerce correta, melhoria constante e no caso da Conversão de Vendas ligada também a Preço, Marca, Público Alvo e outros detalhes